terça-feira, 26 de abril de 2011

Patrimônio - ABCD está na mira dos ladrões de carro

São Caetano tem o mais alto índice de roubo e de furto de automóveis da Grande São Paulo nos três primeiros meses do ano; nas sete cidades da região, média é de 53 carros levados por ladrões diariamente.
Você que mora ou trabalha no ABCD não se assuste se na próxima renovação do seguro de seu carro o valor a ser pago for maior do que o esperado ou ao que custou no ano anterior. Como as seguradoras levam em consideração o risco ao qual o automóvel está submetido, as estatísticas da região certamente vão puxar para cima esse índice.
De acordo com números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a região tem se mostrado um verdadeiro paraíso para os ladrões de carro. Só nos três primeiros meses do ano, houve 4.779 ocorrências registradas por motoristas que ficaram sem seus automóveis nas sete cidades da região, o que representa uma média de 53 casos por dia.
Proporcionalmente, São Caetano é a “campeã” da Grande São Paulo tanto em roubos (quando há uso de violência) quanto em furtos de veículos (sem o contato com o proprietário). Diadema aparece em segundo em roubos de carros.
Somados os dois tipos de crimes (roubo e furto) e em número de casos, Santo André lidera a lista na região, com 1.512 ocorrências, seguida por São Bernardo, com 1.493 e Diadema, com 816 (veja quadro na página ao lado).
PREVENÇÃO /Para o especialista em segurança, Jorge Lordello, um dos fatores que colaboram com esse tipo de crime é o aumento nas vendas de carros, que contribui indiretamente para o aquecimento do mercado de peças.
“Com o comércio desenfreado de automóveis, acontecem mais  acidentes, mais peças são necessárias e com isso o mercado ilegal cresce, por isso o número assustador de roubos”, comenta.
Lordello afirma que a polícia tem um papel importante para acabar com roubos e furtos de automóveis. “A polícia vem recuperando mais de 50% de carros roubados, ou furtados, aumentando as blitze e operações especiais. Mas eles ainda encontram dificuldade em coibir roubos, pois o número de carros nas ruas é astronômico”, justifica.
A polícia militar do ABCD informou que realiza, diariamente, operações em toda a região, visando à prevenção de crimes, entre eles os relacionados a veículos.  A PM faz diversas ações de rotina, entre elas a Operação Força Total, que normalmente acontece aos fins de semana.
Segundo o CPAM/6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano Seis), que é responsável pelas sete cidades do ABCD, a última operação vistoriou 611 veículos e recuperou 84 carros entre roubados e furtados
Fonte: rede bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário