terça-feira, 19 de abril de 2011

Internet - Segurança online da família é tema de iniciativa da Intel nas mídias sociais

Projeto orienta pais para uso seguro da internet e mídias sociais para toda a família.
A página da Intel Brasil no Facebook tem novidades. A partir desta quinta-feira,todos os internautas poderão contar com amplo conteúdo multimídia sobre segurança digital para a família por meio da aba dedicada "Sua Privacidade Online".

O programa, parte das iniciativas de responsabilidade social da empresa, tem como objetivo se tornar uma ferramenta de esclarecimento e disseminação das melhores práticas durante o uso de mídias sociais e outros canais online. Através desta iniciativa, a Intel irá disponibilizar informações e as principais dicas de especialistas sobre como a família pode participar dos canais digitais de forma segura e responsável.

O programa também estará presente no perfil da Intel Brasil no Twitter, que atuará como principal divulgador do projeto com a publicação periódica de vídeos, imagens e novidades - sempre com a indicação da hashtag #SuaPrivacidadeOnline.

Conteúdo

O conteúdo do programa trata dos principais cuidados com a disponibilização de informações, fotos, vídeos e senhas pessoais, além dos possíveis riscos e consequências de expor a vida pessoal no ambiente virtual, levando em conta os modelos de uso dos pais e filhos de diferentes faixas etárias.

"O computador assumiu hoje o papel central nos lares, é uma ferramenta essencial para muitas atividades familiares e pessoais. Cada vez mais os computadores familiares dão lugar a computadores pessoais, por isso, é necessário mais esclarecimento de como as mídias sociais podem ser bem utilizadas sem colocar em risco a segurança dos membros da família. Por isso, lançamos hoje o primeiro projeto da empresa dedicado exclusivamente à família", afirma Rosângela Melatto, gerente
para a área de responsabilidade social da Intel para a América Latina.

Público alvo

O programa pretende atingir principalmente o público dos pais com conteúdo específico sobre as melhores formas de orientação digital dos filhos e dicas para evitar situações de risco. Informações técnicas também farão parte do programa, como a importância da identificação de ameaças virtuais como vírus ou 'cookies'.

Entre as dicas do programa Sua Privacidade Online, estão:

- Ofereça o mínimo de informações pessoais nos seus perfis nas mídias sociais.Procure não disponibilizar telefones, endereços, local de trabalho, entre outros.
- Em sites e canais de mídias sociais que solicitem um nome de usuário, evite criar um nome que contenha seus dados pessoais.
- Não compartilhe suas senhas com ninguém.
- Aceite como 'amigo' nas mídias sociais apenas pessoas que você realmente conhece.
- Após a utilização de computadores públicos, procure apagar seus históricos e os cachês temporários.

A iniciativa no mundo

Criado nos EUA em 2008 pela Intel e IAPP (International Association of Privacy Professionals), o projeto nasceu como uma iniciativa para auxiliar os funcionários e suas famílias com o uso das mídias sociais. Já em 2009, o conteúdo gerado foi traduzido e adaptado pelos funcionários da Intel na Argentina para o uso voluntário nas escolas em parceria com a Fundación Evolución. O programa denominado "Tu privacidad Online" foi aplicado em inúmeras escolas de Buenos Aires e Córdoba.

Atualmente, o site argentino Tú privacidad online oferece Informações e proporciona a troca de experiências de milhares de pessoas. Com o conteúdo disponível em espanhol, outros países latino americanos também adotaram o programa voluntário, entre eles, Chile, Costa Rica e México..

O programa chega ao Brasil por meio de uma aba no Facebook e via Twitter.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário