sábado, 12 de março de 2011

EMPRESA SEGURA

Muito se tem comentado, entre as empresas que efetuam transações internacionais, sobre o Business Security e muitas dúvidas e mitos têm surgido a respeito do assunto. O presente artigo visa esclarecer: afinal, o que significa Bussines Security ( empresa Segura)?
Primeiramente vamos entender o conceito de segurança (condição de se sentir seguro). No Brasil, a palavra segurança ainda encontra-se atrelada a um antigo paradigma, o de que segurança representa vigilante ou sistema de alarme, manter o patrimônio seguro contra roubos, furtos e invasões.
 Será apenas isso? Hoje a palavra segurança é muito mais abrangente e envolve todas as áreas de uma empresa, quais sejam, Administração, Recursos Humanos, Financeira, Industrial, Contábil, Comercial, T.I., Marketing, etc.
Dentro do conceito de Business Security, para uma empresa ser segura é necessário que ela cumpra alguns requisitos básicos os quais devem começar pela alta direção.
Ø  Adoção de Governança Corporativa
Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos  envolvidos (os stakeholders) e os objetivos pelos quais a empresa se orienta. Os principais envolvidos, tipicamente, são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração.
Ø  Formalização de todos os seus processos
Desta forma, podemos identificar e mitigar os riscos em todos os processos, sejam eles administrativos ou operacionais.
Ø  Implantação de Software ERP - Enterprise Resource Planning
ERP (sistema integrado de gestão) são pacotes (software) de gestão empresarial ou de sistemas integrados, com recursos de automação e informatização, que contribuem para o gerenciamento dos negócios empresariais. A tecnologia ERP utiliza o conceito de base de dados única, pois todos os seus módulos ou subsistemas estão num único software.

Ø  Implantação de Software CRM - Customer Relationship Management
O CRM (Gerenciamento da Relação com o Cliente) é uma estratégia que permite à empresa como um todo ter uma visão única do cliente. A partir daí, poderá explorar melhor as oportunidades de negócio. Para isso, aproveita todas as interações que o cliente tem com a corporação para captar dados e transformá-los em informações que possam ser disseminadas pela organização. Dessa forma, todos os departamentos, entre eles, call center, vendas, marketing, diretoria, etc., podem ter acesso às mesmas informações sobre o cliente: quem é ele, quais são os seus gostos e preferências,quantas vezes ligou, reclamações que fez, sugestões que deu, quanto traz de valor para a empresa, entre outras.

Ø  Implantação de Software Supply Chain Management

SCM (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) Trata-se de uma tecnologia de administração orientada para a integração entre os principais processos de negócios existentes entre os elementos de uma cadeia logística, desde os fornecedores iniciais até os consumidores finais, em um modelo de negócio harmônico e de alto desempenho. Seu objetivo é agregar o maior valor possível ao consumidor.

Ø  Implantação de Sotware Business Intelligence

O emprego do BI (Inteligencia de Negócios) possibilita às corporações realizar uma série de análises e projeções, de forma a agilizar os processos relacionados às tomadas de decisão. O BI integra todos os sistemas de uma empresa a partir da consulta às bases de dados das funções empresariais, apresenta informações de forma simples e amigável, atendendo principalmente às necessidades dos executivos da alta administração. Permite o acompanhamento diário de resultados, ao tabular dados de todas as áreas da empresa e exibi-los de forma gráfica e simplificada, de fácil compreensão para usuários sem conhecimentos profundos de tecnologia.

Ø  Business Continuity Planning

O BCP (Plano de Continuidade de Negócios) é o desenvolvimento preventivo de um conjunto de estratégias e planos de ação de maneira a garantir que os serviços essenciais sejam devidamente identificados e preservados após a ocorrência de um desastre, e até o retorno à situação normal de funcionamento da empresa dentro do contexto do negócio do qual ela faz parte.

Ø  Plano Diretor de Segurança

É um documento estratégico que visa avaliar os riscos que interferem no desempenho da empresa, a longo e médio prazo, e recomendar o tratamento sobre os riscos críticos.
Ø  Sistema de Gerenciamento de Gestão de Pessoas
Permite aos colaboradores administrarem e acompanharem a sua vida profissional na empresa, tais como férias, pontuação para promoção, benefícios, abertura de novas vagas, requisitos básicos para seleção interna, etc.


Ø  Diretoria Integrada de Segurança
Sob o mesmo comando e integradas às áreas de: Segurança Patrimonial, Segurança do Trabalho, Segurança da Informação, Segurança contra Incêndios, Segurança do Transporte e Segurança Pessoal.


Como podemos observar, uma empresa segura é bem mais do que possuir vigilância armada e sistema de alarmes.

                              Ricardo Raia Soares de Almeida
        Especialista em Segurança Eletrônica pela ALAS-ARG , Especialista em Segurança Eletrônica pela  FESP
         26 Anos de Experiência em Segurança Eletrônica, Consultor em Segurança Eletrônica
         Tecnólogo em Gestão da Segurança Empresarial
         Certifield Professional INTEL
         Cursos de extensão em : Mapeamento de vulnerabilidades, Administração Estratégica, Gestão de Projetos 
         PMBOOK, Excel Avançado, Governança Corporativa, Desenvolvimento de Planos de Segurança, Mobilidade Digital.
                   E-mail : rraia@ymail.com
         


Nenhum comentário:

Postar um comentário