terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tecnologia - sensores de segurança dos aeroportos

Um novo tipo de vegetal geneticamente modificado capaz de detectar bombas está sendo desenvolvido para subs­tituir os tradicionais sensores de segurança dos aeroportos.
Quem sabe, daqui a alguns anos, os aeroportos de todo o mundo possam se tornar ambientes mais agradáveis, substituindo os portais de detecção de metais e sensores para a identificação de bombas por plantas decorativas.
É o que esperam os pesquisadores da Universidade do Estado de Colorado, nos EUA. O professor June Medford e sua equipe têm trabalhado no desenvolvimento de plantas geneticamente modificadas para que estas sejam capa­zes de modificarem a sua coloração quando detectarem no ar a presença de certos tipos de explosivos, informa o site Dvice.
Isso pode acontecer pois as plantas possuem um mecanismo natural de resposta ao meio ambiente. “Plantas não podem correr e se esconder”, argumenta o professor Medford. “Se um inseto pousa sobre elas, é preciso haver uma resposta, e as plantas já possuem um sistema para enviar uma reação”, explica ele, de acordo com o site Danger Room, da Wired.
Medford acredita que ele e sua equipe sejam capazes de fazer com que a sensibilidade das plantas geneticamente modificadas seja equivalente ao faro dos cachorros, normalmente utilizados nas buscas por explosivos. A intenção é conseguir disponibilizar no mercado as sementes de tais plantas em cerca de quatro anos.
 
Fonte: Geek

Nenhum comentário:

Postar um comentário